I – OBJETIVO
Apresentar formal e solenemente à Comunidade Doberista os exemplares da raça Dobermann que foram considerados os melhores do ano no ranking, cuja “honra básica” consiste em figurar no mesmo.
II – DOS PARTICIPANTES
- Tem o direito a participar do Top 20 os exemplares que no ano anterior se classificarem de primeiro ao vigésimo no Ranking do CBRD.
- Os exemplares devem se inscrever com antecedência junto à secretaria do CBRD no mesmo momento em que se inscreverem para a Nacional do corrente ano.
- Os exemplares que não se inscreverem nos termos do item anterior (item 2), perdem o direito a participar, e em consequência abre-se o direito aos exemplares classificados a partir do vigésimo primeiro lugar, até que o número de 20 exemplares completem o Top 20.
III – REGRAS BÁSICA
- Cada Dobermann será julgado individualmente por cada membro da Comissão Julgadora, utilizando a escala de pontos do padrão da raça, definidos em planilha.
- O vencedor será determinado baseado no total de pontos obtidos por cada Dobermann participante do evento.
- No caso de empate será declarado vencedor o Dobermann que obtiver a maior nota pelo critério da (colocação-média /escala de 1 a 10) anotado por cada membro julgador, “ANTES” ( Primeira impressão) de suas notas anotadas na planilha de pontos.
IV- COMISSÃO JULGADORA / AUXILIARES
A Comissão Julgadora será composta 3 (três) membros e 3 (três) auxiliares de pista, será constituída por um Juiz , um Criador da raça Dobermann e um Handler, nada impedindo que este último seja substituído por outro Juiz.
V – INFRA ESTRUTURA
Local suficientemente amplo para conter uma pista de julgamento, 3(três) bancas de avaliação, mesa de apuração, tribuna para dirigentes e espaços de entrada e saída para os Cães e Handlers .
VI – FORMA DE JULGAMENTO
- O Dobermann concorrente entrará individualmente em pista e se apresentará ao mesmo tempo para os três membros da comissão julgadora, a qual já deverá estar de pé e posicionada em uma das extremidades da pista e munida da Sumula de Avaliação. O membro julgador anotará de (1-10) a sua nota de “Primeira Impressão” e análise do concorrente como um todo.
- Na sequência, o concorrente se apresentará de forma individual no centro da pista a todos os membros da Comissão de Avaliação, e em STAY NATURAL seguirá a orientação do “cerimonial” , que ordenará fazer um giro de ¼ de volta durante 4 vezes a partir da posição inicial, até retornar a mesma; Ato contínuo e ao comando do Cerimonial movimentará o cão em linha reta (vai e vem) por 2 (duas) vezes, e em seguida dar 2 (duas) voltas em círculo.
- Feito isso o Cerimonial ordenará ao concorrente que se dirija a uma das bancas de avaliação para aguardar o exame individual e assim sucessivamente ordenará que se faça o mesmo com os demais dobermanns do grupo.
- Cada grupo será formado por 3 concorrentes mediante sorteio de ordem de entrada, podendo ser adequado em grupos formados de 2 dependendo do número de cães participantes de cada Handler.
- Depois das apresentações individuais os concorrentes serão examinados individualmente por cada membro da comissão nas suas respectivas bancas, anotando os respectivos pontos atribuídos ao exemplar, sempre seguindo a orientação e comando do cerimonial.
- Ao ser examinado individualmente o Dobermann concorrente deverá estar devidamente posicionado em Stay pelo seu Handler.
- A pontuação tem como base o padrão FCI da raça e a escala máxima de pontos atribuíveis a cada item estabelecido na planilha.
- O objetivo e vantagem deste método é que a comparação através de normas numéricas aplicadas aos Dobermanns julgados em momentos diferentes, é uma forte disciplina para o método convencional de julgamento.
- Após cada julgamento completo do concorrente, os Auxiliares após conferir a planilha e verificar se todos os itens foram preenchidos e sem rasuras (porém sem qualquer tipo de SOMA), efetua a entrega ao “Presidente da Comissão Apuradora”; caso ocorra alguma rasura inevitável por parte do julgador na planilha a mesma deverá conter um “visto” do mesmo.
- A Comissão Apuradora composta de 3 (três) membros, fará a apuração e ao termino de todos os concorrentes encaminhará em envelope lacrado o resultado ao Superintendente.
- Após o julgamento de todos os concorrentes, o cerimonial chamará individualmente cada Dobermann em ordem decrescente de classificação no ranking, que dará uma volta completa em círculo; Posicionado em Stay natural no centro da pista, o Cerimonial fará uma apresentação formal do Dobermann à plateia, citando nome, sua performance cinófila curricular, e em seguida após receber sua premiação a pista.
- Após a apresentação de todos os concorrentes, o Cerimonial de posse do envelope lacrado com o resultado convidará, de preferência uma criança, para anunciar o vencedor que entrará em pista solenemente e ao som de música propícia. A premiação será feita pelo vencedor do Top Twenty do ano anterior. Encerra-se o evento.
VII– DISPOSIÇÕES GERAIS
- Antes do início do evento e em horário pré-anunciado o Superintendente com a presença dos concorrentes fará o sorteio da ordem de entrada.
- Os concorrentes usarão apenas o crachá com o número de entrada sorteado, cujas identificações serão desconhecidas dos juízes, secretárias e membros da Comissão de Apuração.
- É expressamente proibido o Handler dirigir-se ao julgador em pista ou chamar o cão pelo nome.
Conselho Brasileiro da Raça Dobermann – CBRD
Gestão 2019